2 de maio de 2012

“Pensar a nível mundial, trabalhar o nível local”

Nesse último final de semana o Pioneiro Gabriel Rodrigues, do Clã Pioneiro Zumbi, participou do Fórum Nacional de Jovens Líderes, Congresso Nacional Escoteiro e Assembleia Nacional Escoteira que aconteceram em  São Luis do Maranhão. Leia abaixo o relatório da atividade.

“Pensar a nível mundial, trabalhar o nível local”

Essa é a frase que levo como grande referencia do Fórum de Jovens, Congresso e Assembleia Nacional realizados em São Luis, Maranhão, nos dias 27, 28 e 29 de abril de 2012. Uma atividade em que pude conhecer muitas pessoas que eu já conversava via internet, e muitas vezes já trabalhei junto, porém nunca havia conversando pessoalmente. Foi também um momento de bastante integração e fortalecimento da amizade que já existe com os escoteiros gaúchos e outros dos quais já tenho maior relacionamento. Os pontos fortes dessas atividades para mim, vão desde o HOHO organizado pela Rede de Jovens do Maranhão, os assuntos abordados nos seminários do Congresso, mas principalmente, a importância de estar inserido em um momento tão importante no escotismo nacional, principalmente pelo fato de ser jovem e pioneiro e saber que existe preconceito com isso.


Fui sem saber o que esperar da atividade. Já há três anos que venho participando dessa parte mais política dos Escoteiros a nível Regional, e mais recentemente a nível local, buscando agora poder ter conhecimento e participação a nível nacional. De vez em quando algumas barreiras são impostas, opiniões incomodam, trabalhar incomoda, e fui para o Maranhão querendo conhecer como funcionam outras regiões, em como poder continuar trabalhando pelo escotismo e sem uma expectativa formada do que iria encontrar. Fui sem saber que pessoas iria conhecer e como trazer o conhecimento de volta para o Clã, o Grupo, a Rede de Jovens Regional e a todos que porventura tiverem interesse em saber o que aconteceu, mas principalmente, o que vai acontecer dentro do Escotismo.

Conversando com pioneiros e chefes do Paraná antes de voltar chegamos a conclusão de que  as nossas expectativas fossem superadas. E da minha parte é realmente isso, fui sem expectativas, sem saber o que esperar, e mesmo que tivesse ido com alguma em especial, ela foi superada. E que logo no início do relatório já fique bem claro, como crítica construtiva, teve um detalhe que não gostei, os pouquíssimos exemplares dos novos Guias do Ramo Pioneiro que estavam a venda. De nada adianta fazer um evento nacional, para mais de 300 participantes e levar apenas 30 livros para serem vendidos na ocasião em que foi feito o seu lançamento. Não era apenas eu, mas havia Mestres e representantes de Grupos que foram ao Maranhão justamente para ter acesso a esse material saindo do forno, e infelizmente, mais uma vez, o pão novo da UEB se queimou... seria bem bacana que isso não volta-se a se repetir. Porém, desconsiderando-se esse detalhe, o HOHO, o passeio turístico, a disposição dos Pioneiros, Chefes e seus familiares, dos escoteiros do Maranhão em nos receber e organizar um evento de tamanha importância supera esses inconvenientes.

Fórum Nacional de Jovens Líderes


Na sexta-feira, 27 de Abril, ocorreu o Fórum Nacional da Rede de Jovens. Um dos assuntos tratados foi justamente a mudança informal de nome. Em um GT – Grupo de Trabalho – formado no Fórum de Brasília em 2011, durante um ano foram discutidos diversas formas de atualizar a marca da Rede e como torna-la mais aceita e conhecida por aqueles que não sabem o que são, ou o que fazem os Jovens Líderes. Após esse ano de estudo e trabalho, ficou decidido que a partir de agora chamamos de Rede de Jovens, e não mais Rede de Jovens Líderes, informalmente.

Dentre os assuntos tratados no Fórum muitos deles são apresentações de projetos realizados em cada Região. No RS, por exemplo, o Projeto Oasis realizado no Mutirão Regional Pioneiro de São Sebastião de Caí, foi um dos cases de sucesso da Rede, bem como a participação dos jovens na Festa da Uva em Caxias do Sul.

Dentre os projetos, um que me chamou a atenção foi o Projeto Kalabanga, da Rede de Jovens do Paraná, que é uma série de vídeos online sobre assunto escoteiros e não escoteiros, mas que envolvem diretamente a juventude. E se o escotismo é um movimento juvenil, nada melhor do que influenciar dos lobinhos aos pioneiros e chefes a discutirem sobre assuntos de relevância. O Kalabanga tem sempre um tema diferente, os JLs (jovens líderes) gravam breves depoimentos sobre o assunto do episodio, depois feita a edição há um material de divulgação do escotismo e que, mais importante ainda, gera o debate sobre o assunto escolhido pela produção do Kalabanga. O projeto obviamente lembra o que faço a nível Distrital, mas principalmente de Grupo, com o apoio do Clã, de seniores e escoteiros que hoje ajudam nessa parte de comunicação e divulgação online do escotismo.     

Já no RN, os JLs contaram sobre como funciona o trabalho entre o Governo do Estado e o Movimento Escoteiro. A algum tempo já que existe o projeto Escotismo nas Escolas, além de um fortíssimo investimento financeiro do Governo em prol do movimento. Ainda no RN, foi falado sobre como o escotismo hoje é extremamente valorizado como um movimento de políticas públicas para a juventude, dessa maneira conseguindo espaços em Conselhos Municipais, Estaduais e com grande espaço de representação do estado nas atividades nacionais envolvendo a Juventude. Trazendo a nível local, lembro que quando houve a Conferência Municipal da Juventude em 2011, fomos o único Grupo, por meio dos Pioneiros, de Caxias do Sul a participar da atividade. Na mesma ocasião o Escotismo na cidade ganhou uma cadeira no Conselho Municipal da Juventude, servindo de exemplo para outros estados, já que hoje no RS o Movimento Escoteiro está presente nos Conselhos Municipais das principais cidades (Caxias e Porto Alegre) e são os Jovens Líderes que conseguiram e ocupam esses espaços. Infelizmente nem um terço dos escoteiros do Distrito sabe que isso acontece ou a importância que isso tem para o movimento. E são nos Fóruns de Jovens, independente do nível (local, regional...), em que esses assuntos são discutidos e trabalhados.

Outras informações importantes sobre o FNJL é de que nos dias 12, 13 e 14 de outubro será realizado em Natal, RN, o Encontro Nacional de Jovens. E o próximo Fórum Nacional será dia 26 de Abril de 2013, no Recife. O restante do trabalho agora é desenvolvido via rede de e-mails, fórum do site, grupo do facebook e trazendo tudo o que é realizado a nível mundial, interamericano, nacional, regional, para dentro do Grupo, das sessões, e dessa forma tornando o Grupo Escoteiro, a região local, protagonista no desenvolvimento do Escotismo nacionalmente. Pensando no mundial, trabalhando no local.

Congresso Nacional Escoteiro



No sábado, 28 de abril, ocorreu o Congresso Nacional. A programação do Congresso acontece com diversos seminários simultaneamente sobre assuntos que vão desde método de programa, atividades nacionais, comunicação, institucional, espiritualidade e outros. No período da manhã tudo começou com um seminário dos Métodos Educativos e os programas de cada ramo, um assunto que vem sendo trabalhado há aproximadamente dois anos e do qual  o Clã Zumbi teve o conhecimento sobre o funcionamento no Congresso Regional em Porto Alegre em março de 2012.  Mais uma vez, o único Grupo, da cidade por meio dos Pioneiros, presente na atividade adquirindo o conhecimento e trazendo para o Grupo os novos Guias e a progressão de cada sessão.

Participei do seminário de Comunicação, apresentado pela CNIC – Comissão Nacional de Imagem e Comunicação. Nesse seminário foi falado sobre como os Grupos devem se relacionar com a imprensa, que tipos de assuntos são relevantes para serem divulgados e de que forma o público externa vê a imagem do escotismo. Também foi apresentado o Manual de Identificação Visual dos Escoteiros do Brasil. Um guia que explica sobre de onde surgiu a nova marca da instituição, a maneira correta de utiliza-la, que tipos de fontes devem ser usadas para material de divulgação, quais as melhores fotos para usar em sites, blogs, folders, qual o estilo padrão de layout para sites de Grupos, diversos itens que estão nesse Guia que existe há mais de dois anos e que pouquíssimas pessoas tem conhecimento.

No seminário estavam presentes todos os membros, que foram ao Congresso, da extinta CRIC – Comissão Regional de Imagem e Comunicação, da qual também fiz parte. Infelizmente devido a algumas atitudes da Região Escoteira do RS a CRIC optou por não continuar seu trabalho, o que deixa a comunicação do estado a desejar, mas a presença de pioneiros e chefes da CRIC entusiasmados e presentes na palestra da CNIC é a prova de que no RS, há sim uma grande força tarefa de comunicação. Estacionada no momento, mas no aguardo do momento para tirar o carro da garagem e voltar a correr.

No seminário de Comunicação, e durante os quatro dias que estive em contato com escoteiros de todo o país, também é possível ver como o trabalho realizado pelo Grupo é conhecido pelos demais.  Principalmente pelas fotos do #eusouescoteiropq que rodam o Brasil nas centenas de compartilhamentos do facebook, uma ideia que começou com vídeos de contagem regressiva para o início das atividades e hoje é uma referencia de divulgação do escotismo e que tem como personagem principais os membros do Grupo Escoteiro Baden-Powell 179RS. E curioso ou não, o Acampamento Distrital Escoteiro que o nosso Grupo organizou ano passado tem uma foto no relatório anual do Escoteiros do Brasil 2011. Não me perguntem como ela foi parar lá, nem quem tirou a foto, mas que é bonito abrir o relatório e se deparar com uma atividade do seu Grupo Escoteiro, isso não tem como explicar.

Durante a tarde participei do Seminário do novo Projeto do Ramo Pioneiro. Nesse momento foram apresentadas as novas insígnias, os novos guias e o que o Pioneiro precisa fazer para conquistar esses objetivos. Foi um complemento do que havíamos escutado no Congresso Regional em Porto Alegre, já que uma das Mestres responsáveis pela Equipe Nacional de Atualização do Programa do Ramo Pioneiro é do RS e foi quem palestrou em março no GBOEX.  Infelizmente faltaram mais guias pioneiros para a venda.

Após participei como ouvinte da reunião aberta do CAN – Conselho de Administração Nacional. O CAN, é onde são discutidos todos os assuntos referentes ao escotismo no Brasil, desde escolha de data de atividade, participação em eventos institucionais, novos guias e progressão dos ramos... Tudo que envolve o funcionamento do escotismo no Brasil, ou no mundo envolvendo brasileiros, passa pelo CAN. Cada estado tem dois conselheiros que representam os interesses das suas regiões e votam a nível nacional, esses conselheiros são escolhidos nas Assembleias Regionais. O Núcleo Nacional de Jovens tem participação nas reuniões, mas apenas com direito a voz.

Dentre os assuntos falados na Reunião da CAN durante o tempo que participei (aproximadamente 1h30 – ela durou todo sábado a tarde e continuou no domingo) foi falado sobre o Escotismo Mundial, as relações e atividades institucionais da UEB, estudo de valor de marca, loja escoteira, pesquisa de satisfação, prestação de contas das regiões e outros que já não lembro mais. . O que mais me deixou surpreso com isso é que não importava se éramos escoteiros, seniores, pioneiros, jovens líderes, chefes de sessão, insígnia da madeira, qualquer um podia entrar na sala e ouvir a reunião e saber como funciona o escotismo nacional.  A nível Regional, nas reuniões que ocorrem no Escritório Regional dos EscoteirosRS, em Porto Alegre, há representantes dos Jovens Líderes e do Ramo Pioneiro, uma cadeira para cada com direito a voz, e dessa forma também o direto de repassar ao restante dos  pioneiros e escotistas do estado as informações discutidas nas reuniões. E infelizmente, nessa parte quando tento fazer a ligação: do mundial, para o local, vejo uma realidade bem diferente. Porém, creio que nada melhor do que mostrar trabalho e interesse para que alguns detalhes aos poucos comecem a mudar.

Assembleia Nacional Escoteira


No sábado, 29 de abril, ocorreu a Assembleia Nacional. A Assembleia funciona da mesma forma que a Assembleia Regional, foram feitas diversas apresentações de atividades, convites para eventos regionais, entrega de medalhas e condecorações, e votações como o local do Congresso de 2014 – que ficou com Belo Horizonte – e aprovação de balanços fiscais, prestação de contas e assuntos do gênero. É sempre uma boa oportunidade conhecer um pouco sobre esse lado politico do escotismo, afinal se estamos no final de semana acampando, com um guia dentro da mochila dizendo que para ser Lis de Ouro devemos saber acender uma fogueira e usar um facão, que caso se machuque há um registro nacional escoteiro em que há um seguro de saúde, e tantas outras informações, é sempre bom saber de onde surgem essas ideias, onde elas são aprovadas e quem são as pessoas que fazem com que isso seja possível.

Em resumo, a participação nessas atividades nacionais é sempre muito boa, seja pelo aprendizado, pelas amizades, a troca de ideias, detalhes que apenas o contato pessoal podem proporcionar. A do ano que vem será no Recife (26, 27 e 28 de Abril), em 2014 em Belo Horizonte, sem contar o Encontrão da Rede de Jovens que nesse ano será em Natal (12, 13 e 14 de outubro), o Encontro Nacional de Comunicação em Brasília (29 e 30 de setembro). Mas agora todas as atenções voltam-se ao Jamboree do Rio de Janeiro em Julho e a nova vestimenta escoteira, uma das novidades que acredito que fomos todos querendo saber mais na Assembleia, mas ficamos com um gostinho de quero mais.  E que nas próximas atividades, sejam elas no Sul, Sudeste, Centro-Oeste, Nordeste, no meio da Amazônia! Que cada vez mais o pessoal do Grupo e do Distrito possa participar.

Agradeço ao apoio do Grupo Escoteiro Baden-Powell 179RS em incentivar e apoiar nossa participação, dos Pioneiros,  na Rede de Jovens, tanto em nível local, regional e nacional. A Cris Ritt por ter me apresentado os Jovens Líderes em 2009, o Áquila por ter ido almoçar lá em casa em uma parada em viagem por Caxias e convencer meus pais a deixar eu ir na atividade, o Ivan pelas mesmas ideias e vontade de fazer a diferença em Caxias do Sul e região, e a todos aqueles que hoje já são mais do que “os escoteiros de outra cidade” mas é como se fossem todos do mesmo Grupo (considerando também a frequência com que encontro todo mundo) Afonso, Sabrina, Diogo, Cintia, Raíssa, Bekka, Thomaz, Livia, Luiza, Tuani, Edu, Ogro, Marlon, Hirsch, e os anfitriões de São Luis, Vinicius e Lucas.

                         Sempre Alerta para Servir e fazer o Melhor Possível!

Gabriel da Rosa Rodrigues
Clã Pioneiro Zumbi
Grupo Escoteiro Baden-Powell 179RS



Um comentário:

  1. baita texto meu!!!
    fico feliz que tu aproveitou essa oportunidade de conhecer um pouco mais do movimento fora da UEL e UER.....

    parabéns pelo teu trabalho que é smepre muito bom!!!

    ResponderExcluir