8 de março de 2013

Dia Internacional da Mulher, Olave Baden-Powell

Em primeiro lugar, parabéns a todas as lobinhas, escoteiras, guias, pioneiras, escotistas, dirigentes, mães, avós, tias, todas as mulheres que já fizeram e fazem parte da história do nosso Grupo! Oito de março é o dia para valorizar ainda mais a presença de cada uma de vocês junto com a gente! :D Agora um pouco da história das mulheres no Movimento Escoteiro.

Sabe quem é essa mulher ao lado de Baden-Powell? É a sua esposa Olave St. Clair Soames. Assim como BP, ela desde pequena tinha grande contato com a natureza e cresceu uma jovem saudável, forte e com uma energia incrível. Fazia tênis, remo, patinação, andava a cavalo, bicicleta, e desde jovem queria fazer algo para ajudar ao próximo.

Ainda muito jovem tentou entrar na escola de enfermagem, mas devido a idade não foi aceita. Com 23 anos viajou com seu pai até a Índia Ocidental, como era chamada a América. A bordo do Arcadian conheceu Lord Robert Baden-Powell. BP na época já tinha 55 anos, com enorme reputação em muitos países e já reconhecido como fundador do Movimento Escoteiro. A vida ao ar livre e a vontade de ajudar ao próximo foram apenas dois fatores que logo de cara já mostravam a afinidade entre os dois. E o espírito viajante de ambos fez com que no curto período de viagem, ao deixar a Jamaica, estavam noivos. No mesmo ano casaram-se e passaram a lua de mel na África. A mulher da vida de Baden-Powell lhe deu três filhos: Peter em 1913, Heather em 1915, e Betty em 1917.



No desenvolvimento do Escotismo, Olave auxiliava Baden-Powell como secretária, principalmente respondendo correspondências de várias partes do mundo. Em 1914 decidiu atuar de forma mais direta, então entrou para o Movimento Bandeirante, ajudando Agnes, a irmã de BP que era responsável pelos grupos de Bandeirantes.

Quatro anos depois, em 1918, Olave já era a Chefe Bandeirante da Grã Bretanha. Em 1937, com Baden-Powell já começando a ficar doente, foram morar no Quenia. Na propriedade nomeada de Paxtu (que significa paz para dois), passou os próximos quatro anos cuidando de BP, escrevendo, pintando e recebendo visitas de escoteiros e familiares que vinham de longe apenas para visitá-los. Em janeiro de 1941 Baden-Powell vem a falecer.

Olave passa por um momento difícil nos próximos anos, mas após a Segunda Guerra Mundial, em 1945, começa uma viagem pelos países mais atingidos e trabalha no desenvolvimento do Movimento Escoteiro e Bandeirante. Durante trinta anos, até 1970, participou de quase todas as Conferências Mundiais e visitou mais de cem países pela causa escoteira e bandeirante. Em 25 de junho de 1977 acabou falecendo.

Por isso, novamente, o Grupo Escoteiro Baden-Powell parabeniza todas as mulheres que fazem parte do Movimento Escoteiro e Bandeirante. Hoje nos Escoteiros do Brasil, 48% do efetivo é de mulheres, lobinhas, escoteiras, guias, pioneiras, escotistas e dirigentes. A integração só foi possível com a coeducação existente há mais de 30 anos. Que o escotismo continue crescendo cada vez mais com a presença de homens e, em especial no dia de hoje, as mulheres que fazem a diferença!

Nenhum comentário:

Postar um comentário