6 de fevereiro de 2012

Concurso Passagem Aérea para o Jamboree do RJ - VOTAÇÃO

Dois participantes do nosso Grupo, o sênior Leonardo Ferreira e o Pioneiro Tainã Mazzotti estão concorrendo na promoção da Casamundi que irá premiar o vencedor com a passagem aérea pro Jamboree do Rio de Janeiro. Leia os textos dos dois inscritos e vote no que preferir =) Para votar acesse o site da Casamundi

Os escoteiros vão dominar o mundo, de Tainã Mazzotti

Autor: Tainã Mazzotti
Data de Nascimento: 31/07/1990
Grupo Escoteiro ao qual está Vinculado: Baden Powell – 179/RS

Tudo começou na primeira metade do ano de 2010 quando, pelo fato de estar trabalhando e estudando, estava um tanto quanto afastado do meu grupo escoteiro. Na primeira metade do ano de 2010 eu fui convidado a participar da 10ª MEP (Mostra das Escolas de educação profissional) expondo o trabalho que junto de mais uns colegas desenvolvemos dentro do curso técnico em informática que eu fazia.

Nos preparativos para ficar um fim de semana fora de casa apresentando o projeto na MEP, comecei a ter uns pensamentos estranhos por conta da minha abstinência de escotismo, comecei a pensar em levar meu lenço escoteiro amarrado a mochila, para que caso algum outro irmão escoteiro me visse me reconhece como escoteiro. E meu devaneio foi mais além, pensei até em levar lenços para trocar se caso encontrasse um irmão escoteiro também com lenços extras para trocar, mas as minha alucinações passaram, e me dei conta de que achar um escoteiro no meio de um evento de ensino já era difícil, e ele ter lenços para trocar consigo era mais difícil ainda. Por final concordei comigo mesmo em levar meu velho lenço de promessa atado a mochila e só.

Chegamos todos a MEP, foram feitos todos os preparativos e deu se inicio ao evento. Era por volta do meio dia de sábado. Estava eu em meu estande, esperando por pessoas para fazer questionamentos sobre meu trabalho, quando, de repente passou uma guria apressada, com um objeto não muito identificado que parecia um lenço escoteiro atado a sua mochila. Fui almoçar com aquilo na cabeça, fiquei pensando se aquela guria era realmente escoteira. Quando voltei do almoço, fiquei só observando para ver em qual estande ficava o projeto que estava sendo apresentado pela tal garota, e consegui achar o estande onde ela estava. Esperei um tempo livre em meu estande e fui La conhecer a tal guria, ouvi toda a explicação sobre seu trabalho, e ao final fiz a seguinte pergunta “por acaso tu não é escoteira?”

Na hora os olhos da guria brilharam por ter achado outro escoteiro, e então ficamos La conversando sobre escotismo, e descobri que ela fazia parte da tropa guia do G. E Marista Irmão Dionysio Tonial de Viamão e não só nós dois mas aviam mais escoteiros lá .
Eu confesso que sai da MEP de queixo caído e acreditando fielmente que os escoteiros vão dominar o mundo .

Ps: Moral da historia, a guria tinha um lenço pra trocar

Primeira Atividade, de Leonardo Ferreira

Autor: Leonardo Ferreira
Data de Nascimento: 07/08/1995
Grupo Escoteiro ao qual está Vinculado: Baden Powell 179

Não importa o que passe ou o que faça, mas tua primeira atividade extra-sede sempre será inesquecível. Aquele frio na barriga de entusiasmo, alegria e ansiedade é simplesmente inexplicável e me lembro daqueles momentos perfeitamente como se fosse hoje. Foi um simples acantonamento, mas que tudo era novidade e eu estava pronto para fazer meu melhor. Talvez por ainda ser escoteiro, e estar naquela fase de aprender, planejar e realizar eu tenha me saído muito bem e meus melhores momentos foram quase todos, afinal era tudo novo e eu sem experiência a partir dali vi o que era escotismo, pois até então só ficava nas aulas teóricas.

Chegou a hora das aulas práticas! Montar acampamento, dar o máximo nos jogos. Brincadeiras nas horas de brincar, conversas sérias e reflexões nos momentos de refletir, podem parecer chatos, mas não… Eu estava preparado para minha primeira atividade, aquela atividade cheia de lições e junto com meus irmãos escoteiros, uma atividade digna. Jornadas, Azimute, Jogos Noturnos, não é qualquer um que tem essa chance, e isso é mentira. Todos podem ser escoteiros e infelizmente a maioria não sabe disso, ou quem sabe não se adapta ao movimento o que acho uma pena, pois cresci muito lá dentro e queria que mais jovens tivessem esta oportunidade. Não é montanha russa, é jogo na lama. Não é um Kamikaze, mas, te deixa em perfeito contentamento. Isso se chama escotismo e aqui o importante é teus amigos, aprender com teus erros e essa é a família que sempre vai te acolher. Essa é a família que com um simples gesto ou olhar sabe o que se passa contigo, te ouve, te ajuda e compra briga se preciso. Mas e o que isso tem a ver com minha primeira atividade? Simples… Tudo isto aconteceu.

Aprender a montar a barraca, ganhar um cargo no acampamento e ver que tu és alguém e está sendo útil e dando teu melhor deixa qualquer um feliz. Isto deveria ser importante para as pessoas hoje, dar um pouco mais de importância as coisas simples e valorizar a amizade. Fazer teus valores pessoais se lapidarem cada vez mais para melhor e meu amigo, o escotismo é um livro cheio das mais interessantes informações para que te torne muito melhor. Elas se resumem em apenas dez leis e uma promessa, mas preste atenção nestas poucas palavras e verás que elas traduzem tudo ao nosso redor.

Chamam-se leis para que sejam cumpridas e isso só promove o bem, é disso que precisamos hoje, agora! Não posso descrever a atividade, pois só estando lá para sentir como realmente foi, mas posso descrever um momento que mais marcou a mim. Fogo de conselho… Eu não fazia ideia do que era e como funcionava e agora acho um dos momentos mais importantes de uma atividade extra-sede assim. Envolvidos todos em músicas, brincadeiras, teatros e reflexões foi o ápice do acantonamento e mexeu muito comigo aquele ambiente, aconchegante, simples e cheio de tudo que é bom. É como se fosse uma receita, onde nós os ingredientes, seríamos misturados a temperos de valores e essa mistura seria um resultado espetacular e saboroso. Se você que está lendo isso pensa no escotismo como algo chato, deprimente e monótono só tenho a dizer uma coisa.

Conheça, participe e não é preciso dizer que você vai encontrar um lugar totalmente diferente do que pensa, se descobrir o verdadeiro espírito escoteiro meu amigo, tua vida jamais será a mesma, por experiência própria posso dizer ela vai mudar bastante, e para melhor. Aprendi a como crescer, melhorar e sempre valorizar o que mais importa, nossos valores pessoais.
Quem me ensinou? O Escotismo!

Um comentário:

  1. olá G. E. Baden Powell
    Sou moderador do Blog "Patrulha Tamoio" da TSUJ 090/PR
    gostaria de fazer uma parceria com seu Blog
    colocamos o URL do seu Blog em nosso Blog e fazemos uma propaganda do seu blog
    e o blog do G. E. Baden Powell faz o mesmo
    se o moderador estiver interessado mande um e-mail para:
    arthur_azevedo_f@hotmail.com

    SAPS!!!

    ResponderExcluir