Estamos na Semana do Meio Ambiente e o escoteiro, que tem como quinto artigo da sua lei: “O Escoteiro é bom para animais e plantas”, está cada vez mais engajado em causas em prol da preservação ambiental. No último final de semana (04 e 05 de junho) foi realizado em todos o País o MutEco – Mutirão Nacional Escoteiro de Ação Ecológica. No nosso Grupo não foi diferente. Fugimos um pouco do planejado pela UEB, a reforma de praças e parques, mas realizamos uma tarde de palestras, jogos e dinâmicas sobre preservação ambiental com todos os membros do Grupo. O MutEco foi realizado pelo Clã Pioneiro Zumbi, Escola de Filosofia à Maneira Clássica Nova Acrópole e Secretaria Municipal do Meio Ambiente.
A atividade começou com alguns jogos temáticos por Ramo dado pelos Pioneiros. Na Alcateia Lobo Cizento, os lobos fizeram uma brincadeira de mimica onde a Alcateia deveria descobrir qual era o animal que o lobo ou loba estava representando. Além de algumas músicas para espantar o frio que estava entre 10ºC/15ºC, como Crocodilo ou Cavalos Trotando. Na Tropa Escoteira Tartaruga o jogo funcionou da seguinte forma: os escoteiros tinham o nome de um animal colado em suas testas, eles deviam descobrir que animal eles eram fazendo perguntas para o restante da Tropa, sendo que os demais escoteiros só poderiam responder Sim ou Não. Um jogo que exigia muita criatividade nas perguntas e muitas risadas nas respostas. Na Tropa Sênior Xavante foram feitos alguns jogos de maior agilidade e que fizeram os sêniores suarem um pouco mesmo estando frio. Após os jogos, a primeira palestra foi com a Escola de Filosofia Nova Acrópole sobre “O Lado Humano da Natureza”. A palestrante falou sobre como o ser humano se diferencia dos demais seres vivos e como a nossa ação influencia o meio em que vivemos. Após, a Secretaria do Meio Ambiente falou sobre a Cartilha Ambiental do Município que foi entregue a todos os membros do Grupo e os Pioneiros deram a palestra sobre “A Separação Correta de Lixo”, com o auxilio dos membros da SEMMA para tirarem as dúvidas dos escoteiros e chefes.
Depois das palestras que duraram aproximadamente trinta minutos, foi ensinado como fazer uma sacolinha para o lixo feita de jornal. Foi meio confuso de entender e ensinar para as mais de 70 pessoas presentes, mas ficam algumas dicas: quanto maior a folha usada, maior vai ser a sacola e utilize mais de um jornal para fazer a sacola, principalmente se for utiliza-la para o lixo orgânico. Dessa maneira ela irá durar mais e ter mais consistência. Assista o vídeo abaixo e aprenda como fazer a sacola feita de jornal.
No final da atividade foram distribuídas trinta mudas de flores para quem quisesse levar para casa plantar. Um estoque de 50 mudas foi guardado na Alcateia para os lobos realizarem o plantio dessas mudas nas próximas atividades. Sempre que o nosso Grupo sai da sede, existe um consenso entre jovens e adultos de que o lugar visitado deve ser devolvido ao dono sempre melhor do que quando o encontraram. Ou seja, ao irmos acampar na chácara de alguém, ou fazermos atividade em algum parque público, ao sair devemos deixar o local mais limpo do que ele estava quando chegamos.
Portanto, lembre de sempre deixar o local melhor do que quando o encontrou e separar corretamente o lixo em casa. Atividades como o MutEco servem para fortalecer cada vez mais a imagem do Movimento Escoteiro em prol do meio ambiente e ensinar aos escoteiros sobre os cuidados que devemos ter com a natureza. Lembre-se: “O Escoteiro é bom para animais e plantas”.
Sempre Alerta para Servir e Fazer o Melhor Possível!
Nenhum comentário:
Postar um comentário