31 de janeiro de 2011

Campanha SOS RJ


segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

4, 5 toneladas de doações em 8h30 de arrecadação

O Sol brilha forte no céu. É o inicio de um dia de muita solidariedade e suor. A campanha da Prefeitura de Caxias do Sul, em conjunto com a Defesa Civil do Rio Grande do Sul havia começado há duas semanas, o objetivo era arrecadar 100 toneladas de doações até as 19 horas deste sábado, o último dia da campanha


Nos últimos dois dias de arrecadação, por meio da Secretaria de Segurança Publica e Proteçao Social, Diretoria de Segurança Alimentar e Inclusao Social (SAIS), Banco de Alimentos Mesa Brasil e Fundaçao Caxias do Sul, disponibilizaram na Praça Dante um caminhão para receber as doações. Na sexta-feira, dia 28, foram arrecadadas três toneladas. A meta para o sábado eram cinco.

As 8h30, os membros do Grupo Escoteiro Baden Powell começavam a chegar para ajudar. Depois de uma semana cheia de emails, recados no orkut, mensagens no twitter e conversas no msn, onze pessoas compareceram à atividade. O que, segundo a coordenadora da ação, foi ótimo. Afinal, escoteiros são dispostos e organizados. Estavam presentes os seniores Leonardo (Tequila), Vitor, Gabriel (Astro), Erik e Vitor. Os seniores quase pioneiros, Gabriel e Rodolfo. Os Pioneiros Tainã e Francine. E os Chefes Fábio (Tizil), Douglas (Ronaldinho) e Reinaldo (Presidente do Grupo para 2011 e 2012). Aah e tambem o namorado da Francine que nos ajudou.




Foram muitas pessoas doando durante toda a manhã e tarde. A cada doação a pessoa podia escolher uma muda de planta nativa para levar, além de sementes de girassol. Foi uma ótima chance para que nós aprendêssemos um pouco sobre as plantas comuns daqui da região como araçá, canela, araticum e outras cujo nome ninguém soube pronunciar direito. Além disso, também ajudamos entregando o panfleto da campanha na sinaleira da Sinimbu. Enquanto isso os voluntários da Ordem Demoley entregavam para as pessoas que transitavam pela Praça Dante. Porém, muito mais do que recolher o que as pessoas nos traziam, era necessário organizar tudo isso. Portanto, além de carregar muita caixa de supermercado de baixo para cima do caminhão, montamos diversas caixas de papelão para guardar as dezenas de sacolas de roupa que não paravam de chegar. Bom seria se todas essas roupas também fossem doadas em época de campanha do agasalho...



No inicio da tarde começou a já aguardada chuva de verão. E foi exatamente no início da tarde em que aumentou o numero de pessoas vindo trazer doações. Chegou a formar fila de carros na Sinimbu para doarem. O jeito foi se molhar um pouco e continuar a trabalhar, afinal nao somos de açucar. Como é de costume nas atividades que o Baden realiza, um fator chamou a atenção e gerou comentários do público, o fator “Ronaldinho Gaúcho”. Teve gente que até chegou a pensar que foi uma jogada de marketing trazer o Ronaldinho do Rio de Janeiro para Caxias receber as doações. E falando em Carioca, de todos os voluntários e funcionários da Prefeitura que lá estavam, aproximadamente vinte pessoas, o único que havia levado uma cuia de chimarrão para passar o dia era o Tizil, chefe da Tropa Escoteira. Detalhe, o Tizil não é gaúcho, ele é natural do Rio de Janeiro. Hahaha!

Durante a manhã e durante a tarde a Rádio São Francisco fez a cobertura da campanha. O repórter Miguel Brambilla entrevistou dois membros do Grupo, Gabriel e Francine. Quando entrevistou a Pioneira ele brincou: “Estou vendo que há dez homens aqui e você é a única mulher, então você é a líder de todos?” Que moral hein Fran? Hehe! A Assessoria de Imprensa da Prefeitura também esteve no local, para ler a notícia clique aqui.

A campanha terminava só às 19h, mas ficamos até às 17h. Ao chegar perto da hora de irmos embora fechamos as caixas que haviam dentro do caminhão e uma ultima limpeza e organização do material antes da triagem que vai ocorrer durante a semana no Corpo de Bombeiros. Para quebrar um pouco o clima de trabalho o pessoal da Entubo Vídeos apareceu na praça e fez algumas mágicas com a Tropa. A pessoa escolhida foi o Astronauta (Sênior) que vocês podem ver no vídeo no topo da página.


Foi muito boa e gratificante a participação do Grupo nessa ação, afinal é nosso dever estar sempre alerta para ajudar o próximo em toda e qualquer ocasião. E para terminar esse Post leiam um trecho do Capítulo sobre Cavalheirismo que há no Escotismo para Rapazes.

“A grande diferença entre um homem que viva ao ar livre e um morador da cidade é que o primeiro anda em mangas de camisa, e o segundo dentro de um casaco abotoado. O homem que vive ao ar livre é comunicativo e comporta-se alegremente com todos, enquanto que o homem da cidade tende a se manter isolado de seus vizinhos dentro de seu casaco, sendo preciso uma boa dose de insistência em puxar-lhe pela língua antes que ele se torne mais dado. Os hábitos que se adquirem ao ar livre, em mangas de camisa, característicos dos homens das florestas ou dos espaços abertos, eliminam atitudes desse gênero, e a vida se torna muito mais agradável para todos. Um escoteiro deve se lembrar que ele é como Kim ‘o amigo de todos’. Nossa lei escoteira diz: ‘O Escoteiro é amigo de todos e irmão dos demais escoteiros’. Isso se pode verificar quando nos nossos Jamborees milhares de Escoteiros de muitos paises diferentes, mostram-se, afinal, muito parecidos nos gostos e nos divertimentos e podem ser bons amigos. Quero que vocês, como escoteiros, mantenham esta amizade tornando-a maior e mais forte”.

Baden Powell, Escotismo para Rapazes


E para terminar, lembrem daquela frase de BP: “O melhor meio de alcançar a felicidade, é contribuir para a felicidade dos outros”. Com certeza quem participou da campanha fez a boa ação do dia e ajudou a quem necessita, mesmo que há muitos quilômetros de distancia de nós.

Sempre Alerta!

3 comentários:

  1. Caraca mano, ficou muito bom o post, e quanto a outras coisas, quero te pedir um favor, mas isso fica pra quando td mundo se encontrar de novo. Abraços e SUCESSOS para tds nós, como diria um amigo meu...

    ResponderExcluir
  2. Muito bom o texto parabéns brow, parabéns pleo trabalho de vocês também cara, estão todos de parabéns pelo simples fato de querer ajudar, e mais por fazer tudo isso de forma tão organizada, agetne ficouf eliz de ajudar um pouco nem que seja! Agora o apelido do cara é atronauta pq vive na lua?

    ResponderExcluir
  3. hahahha sim e pq no primeiro dia que a gente conheceu ele, ele tinha um tenis estranho que parecia que ia levantar voo

    ResponderExcluir