7 de setembro de 2010

Fogo de Conselho

Herança do passado vista no presente. Tudo começou em 1997 com um bando de loucos que tinham como seu estandarte a flor de lis tribal, simbolizando a garra, a determinação e principalmente a AMIZADE. No mesmo ano a TSX num acampamento do distrito se consagra a Melhor Tropa Sênior de Caxias do Sul. Sendo a única Tropa a ter esse título reconhecido pelo Distrito. Daí em diante a TSX não parou mais.

Toda a ativ
idade de integração nós somos destaque. Se não for na técnica é na alegria e no companheirismo. Como dizia o Chorão do Charlie Brown Jr. “Somos poucos, mas muito loucos”. E isso me faz lembrar um acampamento de integração onde três seniores da TSX foram, entre quatro tropas, o segundo lugar na competição, ficando atrás do primeiro por apenas cinco pontos de diferença. Isso comprova que quantidade não é qualidade, e a TSX sabe muito bem disso.

Passaram-se 13 anos, e em 2010 a TSX mostrou que a herança xavante corre entre nossas veias ao montar um mastro que deixou todos de boca aberta. Surpreendendo até a si mesmo com a grandiosidade e a excelência mostrada no mastro e no brilho do olhar de quem o via, maravilhado, numa noite especial para todos nós.
Meus parabéns a todos guerreiros e guerreiras xavantes pela dedicação e empenho mostrado.

Tropa Sênior, Sênior é! É que é bacana!
Tropa Sênior, Sênior é ! É que é legal!
Ser Sênior Hei!!!!! Hei!!! É que é bacana!
Ser Sênior Hei!! Hei!! É que é legal!


Esse texto foi escrito pelo Chefe Fábio, mais conhecido como Tizil, esse da foto ao lado. Ele fala sobre a Tropa Sênior Xavante e o grandioso mastro construido para o Fogo de Conselho. Mastro este que foi uma das atrações mais comentadas e elogiadas do Evento. Uma pioneiria da TSX que irá ficar na memória de todos os membros do Grupo por muitos e muitos anos. Porém, o sucesso do Fogo de Conselho não deve-se apenas ao mastro construido pela Tropa Sênior. Todo o Grupo participou e cada um ajudou no que pode. Fazendo do 17º Fogo de Conselho Escoteiro e Bandeirante de Abertura da Semana da Pátria 2010, um evento memoravel para todas as geração de Lobos, Fadas, Magos, Escoteiros, Escoteiras, B1, B2, Guias, Sêniores, Pioneiros, Chefes e familiares de todos os 600 membros do 26ºDistrito Escobande de Caxias do Sul. O Grupo Escoteiro Baden Powell fez o seu Melhor Possível, e quem sabe até um pouco mais do que isso, para que esse Fogo seja lembrado e comentado até dia 31 de Agosto de 2011. Quando o Grupo Escoteiro Moacara irá realizar a próxima Abertura da Semana da Pátria, e que, a partir de agora, cada Fogo seja cada vez melhor que o anterior. O Grupo Escoteiro Baden Powell agradece a presença de todos que participaram do Evento na noite de 31 de Agosto e já convidamos para a nossa Festa de Aniversário que acontecerá em Novembro. E agora, para os que foram, e aos que não foram, saiba como foi o Fogo de Conselho 2010!


Os Ensaios com todo o Grupo começaram no dia 21 de Agosto, mas a Chefia estava organizando o Fogo já fazia muito tempo. No primeiro sábado, com o céu cinza em um dia bem frio, o Grupo fez os primeiros ensaios gerais no Colégio Imigrante. Quem disse que iria ser facil controlar Alcatéia, Tropa Escoteira, Sênior e assim ensaiar com aproximadamente 70 pessoas a peça do teatro? É, foi mais dificil do que pensavamos. Todavia, havia uma equipe de Chefes muito determinada em fazer um Fogo de Conselho memoravel. Assim como todas as Tropas , que estavam bem concentradas para ouvir o que os Chefes tinham para dizer.

No sábado, dia 28, os ensaios continuaram. No período da manhã e da tarde. Foram realizados quatro ensaios gerais. Detalhe por detalhe. Desde o Kumbaiah...

A entrada do Fogo com o Trem do Grupo (TSX)A Nonna (Chefe Roma) e os Netos (Lobinhos)A entrada do Navio com os Imigrante (Baden)A saída dos Imigrantes do Navio (Baden)

Durante a manhã os Lobos ensaiaram o Kumbaiah e as outras músicas escoteiras que tocaram no Fogo. Os Escoteiros continuaram nos ultimos preparativos fazendo os trilhos. A Tropa Sênior ficou editando videos, baixando músicas italianas e escoteiras e carregando material de baixo pra cima. O Clã estava responsavel pelos preparativos de Protocolo e Cerimonial. Os Pais e a Chefia preparam um almoço para todo o Grupo. A Tropa Sênior foi uma das que mais precisou dessa alimentação reforçada. Afinal ela chegou na Sede no sábado as 8 horas e saiu de lá só no domingo ao meio dia.

Foram necessárias 14 horas para que o Mastro fosse construido e erguido (TSX)
Já no dia 31 de Agosto, 13h30 os membros começaram a chegar na sede do Grupo para montar o Fogo de Conselho. E eis que ficamos trancados para o lado de fora, já que o Chefe Romano estava tão concentrado fazendo a nossa janta que esqueceu de nos receber do lado de fora. Entretanto, isso não foi problema, como podem ver na foto ao lado os sêniores deram um jeito de entrar no Grupo. A tarde foi de muita correrria, mas, graças à BP lá no céu, estava um dia maravilhoso de Sol e céu azul. O que permitiu uma organização impecavel e uma noite de temperatura agradavel para todos que participaram do Fogo de Conselho. Durante a tarde teve quem ficou admirando o mastro, quem carregou caixa, tecido, lona, baús e malas antigas, continuou a divulgação online do evento, terminou a trilha sonora, preparou a janta, ensaiou as falas... ou seja, mesmo depois de muito ensaio, continuamos trabalhando para que durante a noite saisse tudo perfeito.

(TSX)
E então chegou, dia 31 de Agosto, 20 horas. Os sinos tocaram anunciando a chegada do Trem, tal como acontecia em 1910 quando o Trem chegou em Caxias pela primeira vez. Após a leitura inicial do Protocolo, a Tropa Escoteira fez a primeira apresentação da noite, a Oração Kumbaiah. E após a oração foi realizado o Hasteamento das Bandeiras.

Kumbaiah (Tropa Escoteira)
Bandeira (Distrito)
"Má, José, nós não viemos aqui participar de um tal de Fogo de Conselho? Onde está o fogo?"

"Calma, Nonna, eu tenho certeza de que aqui é o lugar. O meu chefe disse que é hoje o Fogo de Conselho da abertura da Semana da Pátria".


Sim, começa o Fogo de Conselho, mas... Onde está o Fogo? Era exatamente isso que a Nonna e seus netos perguntavam-se, cadê o fogo? Então o som do apito de trem começa a tocar, e quando todos menos imaginam, o trem entra trazendo o Fogo. O fogo é colocado no centro da roda. O Escoteiro Rafael e o Chefe Marcos depositam as cinzas do último Fogo de Conselho na fogueira e entra o Foguista, representado pelo Tizil, para acendê-la.


"Viu, Nonna! Aqui está o fogo que a senhora queria ver! O trem trouxe a nossa fogueira. Que legal, né?"
"Hiii, meu neto! O trem já trouxe muitas coisas para a nossa cidade, agricultura, indústrias, e tudo começou com o trem, se não fosse por ele..."
"O quê??? É verdade que tinha até trem em Caxias do Sul? Eu não acredito!"
"Pois pode acreditar... eu tenho lá em casa um álbum de fotografias bem velho... posso te mostrar essas fotos. Você quer ver?"
"Oba! Eu quero..."

O Teatro seguiu, contando os 135 Anos da Chegada dos Imigrantes Italianos, os 120 Anos de Emancipação Política e os 100 Anos da Chegada do Trem. O tempo todo embalado por músicas italianas como Funiculi Funicula e Mérica Mérica. Os políticos entraram em cena, abraçaram os italianos e foram tirar a foto que marcava o período político em que a cidade encontrava-se na época.

E então chega o momento mais esperado de todo o Fogo de Conselho. Os 100 Anos da Chegada do Trem. E não é que nós realmente tinhamos um trem??? Isso mesmo, e logo que os italianos desceram do Trem a Festa começou! Muita música italiana, as pessoas batendo palma e todos foram puxados para dançar ao redor da fogueira.

"Mas, Nonna... e o trem? A senhora ainda não falou dele..."
"Bem, contava minha avó que a chegada do trem foi um grande acontecimento na cidade."

E é claro que não podiamos deixar de mostrar as figuras do nosso Grupo.
Afinal, não é todo Grupo Escoteiro que tem o Ronaldinho Gaucho e uma Embaixatriz da Festa da Uva!

Terminado o Teatro, o Chefe Araujo do Grupo Escoteiro Moacara foi receber as cinzas do Fogo de Conselho. Para assim dar continuação à tradição do Fogo de Conselho de Abertura da Semana da Pátria. Após foi realizado o Arreamento das Bandeiras e a Canção da Despedida. E a TSX, é claro, não perdeu a chance de realizar a Aranha enquanto as pessoas iam embora.


Finalizado o Fogo de Conselho, foram mais duas horas para organizar tudo novamente e fazer de conta que nada havia acontecido no pátio do Colégio. O momento mais tenso foi ao colocar o mastro para baixo... mas no fim, tudo deu certo. O Grupo Escoteiro Baden Powell agradece a presença de todos que foram ao Fogo. Aos que não foram, perderam a chance de conhecer o Escotismo na sua essência. Esperamos que não seja utopia, mas há de ter um dia em que o Fogo de Conselho seja noticia e tenha, realmente, a importância que merece em Caxias do Sul. O Baden fez a sua parte, fez o seu Melhor Possível, agora cada Grupo que receber as cinzas do Fogo sabe o dever que tem pela frente. Que essa chama continue aquecendo nossos corações e fortalecendo nosso Espírito Escoteiro!!

Sempre Alerta!!

Não esqueça de comentar nesse Post! =)


6 comentários:

  1. mt bom, otimo texto, muitas fotos, issu ajuda bastante e tb ficou bm legal! (Y)

    ResponderExcluir
  2. =) foi uma semana se enrolando pra fazer, em tres horinhas tava pronto! e que venha o aniversario do grupo e o escobande ano que vem! o/

    ResponderExcluir
  3. Blog de cara nova!!!!!!!!!!!Muito legal, parabéns!!!

    ResponderExcluir
  4. parabén post bem trabalhado boas fotos continue o bom trabalho.

    www.tartaruga179.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Parabéns a todos os integrantes do Grupo Escoteiro Baden Powell pela linda festa, empenho e garra para executar o fogo de conselho de forma majestosa! Gostaria de dizer a todos que eu pude ver o Grupo Baden Powell com uma cara que há muitos e muitos anos eu não via. Vi uma grande corrente onde todos se ajudaram e foram de fato IRMÃOS ESCOTEIROS!!! Pessoal, esse é o Baden de VERDADE, esse é o Baden que eu conheci há muitos anos, esse é (para mim) o melhor grupo escoteiro que existe!!! E não são pelas barracas, pelos baús ou por qualquer coisa material. É o melhor pelas pessoas que dele fazem parte! Tenho certeza que o Flavião e o Paulo estão orgulhosos de nos nesse momento, pois assim honramos toda herança que eles nos deixaram!!!
    Grande Abraço a Todos!!!
    Sempre Alerta!
    Cesar Brisotto
    Chefe Tropa Senior Xavante – TSX 179 RS

    ResponderExcluir
  6. Grande fogo de conselho. Cesar escreveu bem o sentimento que ficou do fogo de conselho.
    O melhor grupo, os melhores companheiros, parabéns a todos.
    Abraço
    Oda

    ResponderExcluir